Diplomata Social
O Programa Educacional Diplomata Social, criado em 2019 a partir de convite da embaixadora Irene Vida Gala, é resultado de um acordo trilateral entre a ESPM, o Governo do Estado de São Paulo e o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP). O projeto reúne alunos de diferentes cursos da ESPM, integrantes da Agência de Voluntariado Universitário ESPM Social, que ministram aulas de geopolítica, história e atualidades para estudantes do Ensino Médio da rede pública paulista.
A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à educação e difundir a internacionalização a partir da cultura das simulações da ONU entre jovens do Ensino Médio.

Ao final de cada semestre letivo, acontece a Culminância — evento em que os estudantes da escola parceira participam de um debate sobre os conteúdos trabalhados, com foco em um tema internacional previamente selecionado.
Mais recentemente, além das aulas, a equipe é responsável pela produção de vídeos informativos destinados à base nacional da Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), contribuindo para a disseminação de conteúdos relevantes sobre política internacional a alunos e professores de todo o Brasil.
Entre as principais atribuições do programa estão: preparar e ministrar aulas em escolas estaduais; gerir as redes sociais para engajar os alunos; gravar vídeos para a FUNAG; e organizar a simulação final.
Consolidada ao longo dos últimos anos, a iniciativa já impactou positivamente centenas de estudantes, oferecendo experiências transformadoras e aprendizagens significativas para todos os envolvidos.
Equipe de Diplomata Social 2025.1

Equipe de Diplomata Social 2025.2
