
A Consultoria gratuita em marketing, comunicação e gestão para organizações sociais é um dos mais importantes produtos que a ESPM Social entrega para a comunidade. A iniciativa tem como objetivo oferecer para a organização beneficiada uma análise sobre seus processos de gestão, posicionamento estratégico e estrutura de comunicação visando o aprimoramento do seu desempenho e visibilidade, propondo soluções para as dificuldades e potencializando suas forças. O propósito maior é contribuir para melhorar a eficácia dos serviços prestados a seus respectivos públicos. Ao mesmo tempo, proporciona aos universitários voluntários da graduação a possibilidade de aplicação das ferramentas e conhecimento técnico trabalhados na grade curricular dos vários cursos da ESPM para gerar impacto positivo para a sociedade. E, para os voluntários da pós-graduação, a oportunidade de exercer a orientação docente num projeto social.
É a oportunidade de aprendizado na prática com ganhos sociais. A cada semestre são atendidas oito organizações. Em contato direto com esta realidade, utilizando ferramentas de marketing, gestão e comunicação, os universitários analisam seu ambiente interno e externo e apresentam um diagnóstico situacional, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Em seguida, elaboram um plano de ação com sugestões de aprimoramento nessas três áreas investigadas, entregando-o para a organização ao final do semestre letivo.
A consultoria é dividida em 3 fases principais:
1- Analise do ambiente externo e interno: A pesquisa tem como objetivo a obtenção de informações tanto do ambiente interno quanto externo da organização. Internamente, é uma oportunidade para que os voluntários conheçam de perto o funcionamento da entidade, seus processos, cultura e estrutura. Externamente, busca-se mapear aspectos que estejam direta ou indiretamente relacionados à organização, permitindo uma análise aprofundada do macroambiente. Com esses dados, é possível identificar variáveis externas que podem impactar a organização de forma positiva ou negativa, contribuindo para um diagnóstico mais completo e estratégico.
2- Elaboração de diagnostico: Com as informações coletadas, passa-se à elaboração do diagnóstico situacional utilizando as ferramentas do ambiente corporativo, especialmente a matriz SWOT, com o objetivo de mensurar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças encontradas nas duas etapas anteriores.
3- Elaboração do plano de ação: Finalmente, a partir deste diagnóstico, os consultores elaboram o plano de ação, definindo objetivos, estratégias e ações, com uma proposta de cronograma para implementação. O plano como um todo visa impulsionar suas forças, suprimir as fraquezas, aproveitar oportunidades e se preparar para as eventuais ameaças, sempre visando a melhoria dos serviços e da administração da organização.
Atualmente, os consultores 25.1 estão finalizando a análise do macroambiente e iniciando a elaboração do diagnóstico.
As Ongs que estão sendo atendidas pela atual consultoria são:
G1 – Nome: SAB Sapopemba
Causa: Promoção dos direitos sociais, à superação da visão assistencialista e ao fortalecimento da cidadania, por meio de ações que ampliem o acesso a oportunidades e garantam a participação social.
Propósito: Promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida dos moradores do Conjunto Habitacional Teotônio Vilela.
G2 – Nome: Quartum Crescente
Causa: Promover o desenvolvimento social por meio da arte, cultura e educação, fortalecendo comunidades formando cidadãos para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Propósito: Desenvolvimento por meio da arte e cultura, incentivando o diálogo e expressão artistica como um direito fundamental.
G3 – Nome: Instituto Rompe Terra
Causa: Atender a causa da fome, onde fazem a coleta de alimentos através de doações para fornecer cestas básicas a quem precisa.
Propósito: Promover dignidade, bem-estar e solidariedade por meio da promoção da segurança alimentar, principalmente nas regiões do Ipiranga e Heliópolis
G4 – Nome: Instituto Bola na Rede
Causa: Promoção da inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da participação no esporte.
Propósito: Formar cidadãos responsáveis e mudar vidas através do esporte
G5 – Nome: RosaMulher
Causa: Melhorar a autoestima e qualidade de vida das mulheres, em período de tratamento e pós tratamento do câncer de mama.
Propósito: Socializar informações sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e acolher a mulher vítima do câncer através da reabilitação emocional, física e estética.
G6 – Nome: Canto da Terra
Causa: A cura integral de animais por meio de tratamentos homeopáticos,
visando sempre construir um mundo
compassivo em relação aos seres não
humanos.
Propósito: Transformar a vida de animais por meio da cura integral com tratamento homeopático, e conscientização da população.
G7 – Nome: Instituto Human
Causa: Promover dignidade e direitos sociais, fortalecendo a cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que superam o assistencialismo.
Propósito: Criar conexões que mudam histórias, gerando impacto social por meio de projetos que promovem inclusão, autonomia e valorização da diversidade.
G8 – Nome: Casa dos velhos Irmã Alice
Causa: A ONG prioriza o bem-estar e assistência a idosos em situação de vulnerabilidade social, procurando proporcionar uma vida plena a eles.
Propósito: Proporcionar um lar acolhedor para os idosos, no qual eles possam se sentir verdadeiramente pertencentes.